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O modelo de Gestão de Pessoas empregado pela CONEXÃO-RH procura seguir os seguintes critérios:

 

 

 

 

  •  Considerar os diversos sistemas de recursos humanos de forma integrada.

  •  Fortalecer e aprimorar as novas características de recursos humanos.

  •  Estar adequado às características das organizações da era do conhecimento.

  •  Ampliar e utilizar, de forma eficaz, o capital intelectual humano da organização.

  •  Ser integrável à gestão do conhecimento.

  •  Considerar a organização como sistema aberto, enfocar o conceito de ação  administrativa e das racionalidades.

  •  Adequar ao contexto de economias com características mais orgânicas do que  puramente burocráticas. Focar eficácia e eficiência organizacionais.

  •  Adequar-se, prioritariamente, às organizações intensivas em conhecimento, tais  como  organizações profissionais e inovadoras.

  •  Considerar tanto em conteúdo, mas principalmente em processo, os seguintes  conceitos de diversas teorias: motivação, liderança, consentimento e tensão  ética.

  •  Incorporar o estado da arte em termos de práticas e sistemas de gestão  humana.

  •  Propor uma abordagem de gerenciar recursos humanos.

 

Conceitos Básicos de Uma Gestão de Pessoas Eficaz

  •  Atitudes - tendências de responder, de forma positiva ou negativa, a pessoas,  objetos, ou situações.

  •  Capital intelectual - a posse do conhecimento, experiência aplicada, tecnologia  organizacional, relacionamento com clientes e habilidades profissionais que  proporcionem à empresa uma vantagem competitiva no mercado.

  •  Capital estrutural - o arcabouço, o empowerment e a infra-estrutura que apóiam o  capital humano. É também a capacidade organizacional, incluindo os sistemas físicos  utilizados para transmitir e armazenar conhecimento intelectual.

  •  Capital Intelectual Humano - o conhecimento implícito, a habilidade e a experiência  individual da força de trabalho, incluindo a sua criatividade e a sua capacidade de  inovar.

  •  Características Pessoais - Traços de personalidade, atitudes, características físicas,  intelectuais, mentais e emocionais que revelam potencial ou predisposição a  comportamento. Exemplos: introvertido X extrovertido, calmo X estressado.

  •  Clima - Clima interno é o estado em que se encontra a empresa ou parte dela em  um  dado momento, estado momentâneo e passível de alterações mesmo em curto  espaço de tempo em razão de novas influências surgidas.

  •  Competência - agrupamento de conhecimentos, habilidades, comportamentos de  performance e características pessoais, que afetam parte considerável da atividade  de um indivíduo, que se relaciona com o desempenho, que pode ser medido  segundo  padrões estabelecidos.

  •  Comportamento - maneira como um indivíduo age espontaneamente ou em  resposta  ao seu meio ambiente e a membros de sua própria espécie e de outras.

  •  Comprometimento - compreende a combinação de enfoques instrumental, afetivo e  normativo. Sendo entendido tanto como :força relativa de identificação e  envolvimento do indivíduo com uma organização (afetivo) , como totalidade de  pressões normativas internalizadas pelo indivíduo para que se comporte de forma  congruente com os objetivos e interesses da organização (normativo) e como: a  tendência de se engajar em linhas consistentes de atividades devido aos custos  associados à maneira de agir de forma diferente (instrumental).

  •  Consentimento – refere-se tanto a uma relação em que o indivíduo se comporta de  acordo com a diretriz apoiada pelo poder de outro indivíduo, como a orientação do  subordinado em face do poder do empregado.

  •  Cultura Organizacional - é o modelo dos pressupostos básicos, que determinado  grupo possa ter inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de  aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e integração  interna.

  •  Desenvolvimento Organizacional - é um processo de mudança planejado visando a  ampliar a eficiência e a eficácia organizacionais, coordenada, promovida e  implantada  a partir das principais lideranças, utilizando-se de modernas tecnologias  gerenciais e  considerando tanto aspectos técnicos como humanos em sua  implantação.

  •  Eficácia Organizacional – é a obtenção dos melhores resultados utilizando-se  determinados recursos ou insumos.

  •  Empresa Intensiva em Capital Intelectual Humano – são empresas que provêem  produtos e serviços intensivos em conhecimentos, habilidades, características  pessoais e comportamentos, normalmente possuem profissionais especializados no  nível profissional, tais como organizações profissionais inovadoras.

  •  Força de Trabalho – categoria formada pelas pessoas que possuem diferentes  vínculos com a organização, tais como: funcionários, temporários, estagiários,  sócios,  acionistas e outros. Os funcionários terceirizados podem ser incluídos,  desde  que os  mesmos tenham relação direta como prestadores de serviços  contratados e  não  como sub-contratados por outra organização.

  •  Gestão Humana – conjunto de políticas, processos, programas, sistemas e práticas  para: direcionar, ampliar, desenvolver, compensar, gerenciar desempenho,  monitorar,  comprometer e liderar competências, que interagem com o indivíduo  visando a  ampliar a eficiência e a eficácia organizacionais.

  •  Habilidade – capacidade de realização de tarefas ou de um conjunto de tarefas em  conformidade com padrões exigidos. É a capacidade de executar tarefas ou realizar  algo.

  •  Motivação – motivo ou necessidade intrínseca de um comportamento humano.  Trata- se de uma função tipicamente interna de cada pessoa, uma força propulsora  que tem suas fontes freqüentemente escondidas no interior de cada um e cuja  satisfação é parte integrante de sentimentos que são, tão somente,  experimentados  dentro de cada pessoa.

  •  Papéis de Recursos Humanos – orientação de tipo de atividade em gestão humana.  Pode ser orientação estratégica, mudança, melhoria de performance dos  funcionários  ou de processos de gestão humana.
 


 
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