
Coaching é um processo de interação entre
o coach e o cliente com o objetivo
de apoiar, orientar , inspirar e conduzir o cliente
na elaboração de metas audaciosas, alinhadas
com os mais nobres princípios e valores pelos
quais ele se orienta na vida, para alcançar resultados
extraordinários nos âmbitos pessoal e profissional.
O coach é um personal trainer mental
/ emocional que orienta e ajuda o cliente a
desenvolver competências e hábitos mais
saudáveis e efetivos e criar novos modelos de
comportamentos equilibrados e compatíveis com
equipes de alta performance para alcançar os
seus objetivos pessoais, profissionais, financeiros,
etc.
Segundo o “The American Heritage Dictionary”
A palavra “coach” foi adotada
do francês “coche”,
no inglês medieval. No inglês contemporâneo
, “coach”, que significa
carruagem, ônibus, carro, veículo de transportes
de passageiros etc.
A palavra sempre transmitiu a idéia de conduzir
ou transportar. Após ser adotada no mundo dos
esportes, adquiriu o significado de treinar, ajudar,
inspirar, motivar, apoiar as pessoas a se dedicarem
e a manterem o entusiasmo e motivação
na elaboração e realização
de suas metas e objetivos.
A Roda da Vida é utilizada em coaching para fazer
um levantamento das áreas essenciais da vida
do cliente, e medir o seu grau de satisfação
em cada uma dessas áreas, com a finalidade de
identifcar problemas e propor mudanças, e elaborar
metas e um plano de ação para encontrar
soluções para problemas existentes.


Avaliação 360º é um processo de avaliação em que o líder é avaliado por ele próprio, por seus pares, seus superiores, clientes internos e gerenciados.

Este modelo possibilita uma visão detalhada de diversas partes interessadas no desempenho do líder, uma vez que inclui pessoas que estão em contato freqüente com ele, permitindo que ele tenha uma visão multe focal de suas forças e fraquezas, a partir de sua própria visão e da visão de outras pessoas.
Benefícios
Contribui sensivelmente para a melhoria do desempenho total da empresa, na medida em que os objetivos e as áreas de melhoria são identificados a partir de uma perspectiva mais abrangente, além de fornecer um retrato mais abrangente e fiel das competências que o gerente precisa desenvolver, através do coaching e outros tipos de treinamentos, visto que o feedback está sendo fornecido das mais variadas partes.
Os resultados possibilitam a elaboração de um plano de metas para manutenção das competências, práticas e áreas em que o gerente se destaca, e desenvolvimento de competências geradoras de novos comportamentos necessários para superar as fraquezas apontadas na avaliação.
Feedback
A Avaliação 360º estimula os subordinados a comunicar ao gerente qualquer observação em sua conduta que esteja afetando a produtividade dos subordinados e comprometendo os resultados. |