Padões éticos de conduta do ICF
Conduta Profissional Livremente Aceita
Como Coach:
- Irei me conduzir de modo a refletir positivamente a profissão de coach e refuto as condutas ou declarações que possam impactar negativamente o entendimento público do Coaching como profissão.
- Não farei sabidamente nenhuma declaração pública falsa ou que possa levar a interpretações incorretas ou induzir ao erro sobre a profissão de Coach.
- Respeitarei diferentes formas de coaching. Honrarei os esforços e contribuições de outros e não os representarei inadequadamente ou me apropriarei de seus trabalhos como sendo meus.
- Estarei consciente de qualquer questão que possa potencialmente levar à má utilização de minha influência, reconhecendo a natureza do coaching e a forma como pode afetar a vida de outras pessoas.
- Em todos os momentos esforçarei-me para reconhecer questões pessoais que possam prejudicar, conflitar ou interferir no meu desempenho no Coaching ou nas relações profissionais. Sempre que fatos ou circunstâncias necessitarem, procurarei prontamente assistência profissional e determinarei ações inclusive suspendendo o processo ou finalizando minha relação de coaching.
- Como instrutor ou supervisor de Coaches atuais e futuros, conduzirei meus trabalhos em acordo com o Código de ética da Federação em todas as situações de treinamento e supervisão.
- Conduzirei e reportarei as pesquisas com competência, honestidade e dentro de padrões cientificamente reconhecidos. Minhas pesquisas serão conduzidas com as necessárias aprovações e consentimento daqueles envolvidos e com as devidas proteções dos participantes de qualquer risco. Todas as pesquisas serão feitas em acordo com as leis dos países em que forem conduzidas.
- Precisamente criarei e manterei os arquivos dos trabalhos realizados relacionados às práticas de coaching de forma confidencial e em acordo com todas as leis aplicáveis.
- Usarei as informações de contato da Federação (endereços eletrônicos, telefones, etc.) somente da forma autorizada e expressa pela Federação.
Conduta profissional com Clientes:
- Serei responsável pelo estabelecimento de limites claros, apropriados e culturalmente sensíveis que governarão qualquer contato que eu possa ter com meu cliente.
- Não me envolverei sexualmente com nenhum de meus clientes.
- Construirei acordos claros com meus clientes e honrarei a todos construidos no contexto do relacionamento de coaching profissional.
- Assegurarei que antes da reunião inicial meu cliente entenda a natureza do coaching, os compromissos de confidencialidade, os acordos financeiros e outros termos do contrato de coaching.
- Identificarei precisamente minhas qualificações, expertise e experiência como coach.
- Não farei nenhuma afirmação falsa ou que possa levar meu cliente a má interpretação do que receberá do processo de coaching ou de mim como seu coach.
- Não darei a meus clientes ou potenciais clientes informações sabidamente ou que acredite serem enganosas.
- Não explorarei sabidamente qualquer aspecto do meu relacionamento de coach - cliente para meu benefício ou vantagem pessoal, profissional ou monetária.
- Respeitarei o direito do cliente de terminar o coaching a qualquer tempo durante o processo. Estarei alerta a qualquer indicação de que o cliente não está mais se beneficiando de nossa relação de coaching.
- Se acreditar que o cliente seria melhor atendido por outro coach ou por outro meio, irei encorajar o cliente a fazer a troca.
- Irei sugerir aos meus clientes a procura por serviços de outros profissionais quando julgar apropriado ou necessário.
- Tomarei as medidas necessárias para notificar as autoridades apropriadas na eventualidade do cliente revelar a intenção de colocar-se em perigo ou a outras pessoas.
Confidencialidade e Privacidade:
- Respeitarei a confidencialidade das informações de meus clientes, exceto quando autorizado por eles ou requerido por lei.
- Obterei um acordo de meus clientes antes de revelar seus nomes como clientes de referência ou qualquer outra informação que possa identificá-lo.
- Obterei um acordo da pessoa sob coaching antes de revelar informações a outra que por ventura estiver pagando o processo.
Conflitos de Interesse:
- Procurarei evitar conflitos entre meus interesses e os de meus clientes.
- Sempre que um conflito real ou potencial de interesses surgir, o revelarei abertamente e discutirei com o cliente de forma a solucioná-lo do melhor modo que servir ao cliente.
- Revelarei ao meu cliente qualquer compensação antecipada de terceiros que tenha recebido por referências do cliente.
- Somente trocarei o pagamento monetário por serviços, produtos ou outra remuneração que não monetária quando não impactar o relacionamento de coaching.
A promessa ética da ICF:
Como coach profissional, reconheço e concordo em honrar minhas obrigações éticas para com meus clientes de coaching, colegas e público em geral. Prometo atender ao código de ética e tratar as pessoas com dignidade como independentes e seres humanos iguais e servir de modelo para esses padrões para aqueles que comigo realizarem o coaching.