Coaching Total Conexão RH
Coaching é um processo de interação entre o coach e o cliente com o objetivo de apoiar, orientar , inspirar e conduzir o cliente na elaboração de metas audaciosas, alinhadas com os mais nobres princípios e valores pelos quais ele se orienta na vida, para alcançar resultados extraordinários nos âmbitos pessoal e profissional.
O coach é um personal trainer mental / emocional que orienta e ajuda o cliente a desenvolver competências e hábitos mais saudáveis e efetivos e criar novos modelos de comportamentos equilibrados e compatíveis com equipes de alta performance para alcançar os seus objetivos pessoais, profissionais, financeiros, etc.
Significado da palavra Coach
Segundo o "The American Heritage Dictionary"
A palavra "coach" foi adotada do francês "coche", no inglês medieval. No inglês contemporâneo , "coach", que significa carruagem, ônibus, carro, veículo de transportes de passageiros etc.
A palavra sempre transmitiu a idéia de conduzir ou transportar. Após ser adotada no mundo dos esportes, adquiriu o significado de treinar, ajudar, inspirar, motivar, apoiar as pessoas a se dedicarem e a manterem o entusiasmo e motivação na elaboração e realização de suas metas e objetivos.
Roda da Vida
A Roda da Vida é utilizada em coaching para fazer um levantamento das áreas essenciais da vida do cliente, e medir o seu grau de satisfação em cada uma dessas áreas, com a finalidade de identifcar problemas e propor mudanças, e elaborar metas e um plano de ação para encontrar soluções para problemas existentes.
Avaliação 360º
Avaliação 360º é um processo de avaliação em que o líder é avaliado por ele próprio, por seus pares, seus superiores, clientes internos e gerenciados.
Este modelo possibilita uma visão detalhada de diversas partes interessadas no desempenho do líder, uma vez que inclui pessoas que estão em contato freqüente com ele, permitindo que ele tenha uma visão multe focal de suas forças e fraquezas, a partir de sua própria visão e da visão de outras pessoas.
Benefícios
Contribui sensivelmente para a melhoria do desempenho total da empresa, na medida em que os objetivos e as áreas de melhoria são identificados a partir de uma perspectiva mais abrangente, além de fornecer um retrato mais abrangente e fiel das competências que o gerente precisa desenvolver, através do coaching e outros tipos de treinamentos, visto que o feedback está sendo fornecido das mais variadas partes.
Os resultados possibilitam a elaboração de um plano de metas para manutenção das competências, práticas e áreas em que o gerente se destaca, e desenvolvimento de competências geradoras de novos comportamentos necessários para superar as fraquezas apontadas na avaliação. Feedback.
A Avaliação 360º estimula os subordinados a comunicar ao gerente qualquer observação em sua conduta que esteja afetando a produtividade dos subordinados e comprometendo os resultados.