
Planejamento do processo de demissão Planejamento do processo de demissão
A empresa empregadora e a consultoria contratada por ela para realizar o outplacement definem como será o processo de demissão, antecipadamente, podendo incluir até mesmo uma análise para definição de quem fica e quem sai, bem como definir a melhor maneira de fazer o desligamento do profissional, de maneira que o mesmo não permaneça nenhum minuto sem um acompanhamento e resguardo necessários.
Planejamento do dia da demissão
O dia do desligamento é planejado detalhadamente, as atividade detalhadas minuciosamente, riscos e impactos para o indivíduo e para a organização são considerados. É definido se o trabalho será em grupo ou individualmente, no caso de uma demissão de mais de uma pessoa da mesma organização. É ainda definido como ocorrerá o processo, fim-a-fim, quanto tempo levará, considerando, até mesmo se o dia não é um dia de grande importância para o demitido, tais como natal e ano novo, ou mesmo uma data familiar. É importante também considerar se o demitido não está passando por problemas familiares que estejam interferindo em seu desempenho profissional. Não é nada conveniente nem aconselhável para a empresa, demitir um funcionário que esteja com um problema grave de doença na família, por exemplo. Se optar por demitir o funcionário nesse caso, a empresa precisa ser extremamente cautelosa. Estamos falando de seres humanos!!!!!
Comunicação dos benefícios
O funcionário é comunicado sobre os benefícios que vai receber da empresa, inclusive com explicação detalhada da importância da atividade da empresa que irá acompanhar seu processo de transição de carreira. Alguns exemplos são a prorrogação do seguro saúde, uma porcentagem sobre a remuneração anual e o direito de utilizar o carro da empresa por mais um período, entre outros.
A recolocação
E finalmente , a recolocação propriamente dita, na qual a empresa de consultoria trabalha para recolocar o demitido no mercado de trabalho, auxiliando-o a refazer seu currículo, aplicando avaliações para identificar seu desempenho, promovendo "workshops" e palestras sobre gestão e mercado, cursos de imersão em inglês e espanhol ou oferecendo apoio psicológico, entre outros serviços
Aconselhamento de carreira. é uma atividade destinada a executivos em momento de crise de carreira, diagnóstico caracterizado por desmotivação e queda de desempenho. A atividade ajuda empresas e executivos na análise e superação de impasses profissionais, que podem gerar atritos e risco de demissões indesejadas. O processo inclui análise da situação, vida e/ou carreira, elaboração de programa individual para desenvolvimento da carreira , bem como o monitoramento do programa ( coaching ). |