Nome:
  E-mail:
  DDD    Telefone:
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

:: O Otimismo e A Felicidade

(De autor desconhecido com adaptações e correções do vernáculo feitas pelo Professor João Beserra da Silva)

Numa esquina qualquer da vida, encontraram-se o Otimismo e a Felicidade. Como não poderia deixar de ser, foi um momento festivo, com altos toques de energia positiva e de muitas lições para todos .

Pareciam um casal em perfeita comunhão de sentimentos.

Animados até a ponta dos cabelos, ambos esbanjavam sorrisos.

- Como vai? - perguntou o Otimismo.

- Cada vez mais feliz e otimista - respondeu exultante a Felicidade. - E você?

- Cada vez mais otimista e feliz - sorriu o Otimismo.

- Até parece que somos a mesma virtude - brincou o Otimismo.

- A mesma virtude , não digo. Mas, sem dúvida, somos irmãos gêmeos.
- No fundo, no fundo - considerou o Otimismo - todo otimista é feliz. Sim, porque o otimista acredita em si, na vida, no sucesso, na felicidade, na sua potencialidade, e o seu alto entusiasmo o faz sentir-se bem consigo mesmo e com o universo.

Ao quê, avançou a Felicidade:

- Toda pessoa feliz é otimista, pois, ao se sentir bem consigo mesma, com o Universo, com a Humanidade e com Deus, está otimizando ao máximo sua vida.
- Tenho a impressão, no entanto, filosofou o Otimismo, que a pessoa otimista tem a vida mais ampla do que a pessoa feliz.

- Por quê? - reagiu a Felicidade.

- Porque a felicidade tem a ver com o dia de hoje, ao passo que o otimismo é hoje e mais amanhã. Ninguém pode ser otimista sem acreditar positivamente no futuro.

- Mas, como existir a felicidade se sobrar na mente qualquer negativismo do passado ou referente ao futuro? Felicidade é luz e a luz exclui as trevas. A felicidade abrange o todo da mente e o todo da mente compreende o passado, o presente e o futuro. Só que o passado e o futuro se desfazem sob a ação da luz da felicidade atual.


- Reconheço, apressou-se o Otimismo; a dimensão torna plena a Felicidade, tanto que sou otimista feliz. Mas, desejo acentuar que o otimismo é o caminho do progresso e da evolução.

- Explique melhor; solicitou a Felicidade.

- Todo otimista cria desejos e projetos e acredita que se tornarão realidade. Se descresse da materialização dos projetos, jamais seria otimista; apenas pessimista. Como, pelo Poder da Mente, todo projeto acreditado infalivelmente se concretiza, fica claro que o otimismo é o caminho do progresso e da evolução.
- Isso é verdade; consentiu a Felicidade. - Como, porém, a felicidade é a essência do ser humano, eu sou a razão de ser da pessoa. Cada qual é o que for a sua mente: Mente feliz, pessoa feliz.

- Também é verdade; ponderou o Otimismo. Mas, sem realizações, como a vida e o indivíduo irem para frente?

- Como a pessoa avançar sem felicidade? Pelo contrário, esvai-se em depressão, desânimo e frustrações.

A Felicidade silenciou por instantes, colocou a mão direita no queixo, e confidenciou:
- Meu caro Otimismo, permita-me fazer-lhe uma reflexão tão comum entre as pessoas sofridas, que enfrentam enormes dificuldades. Dizem que o otimista é um sujeito fora da realidade, um sonhador estéril: pensa em churrasco enquanto rói osso duro; sonha com casa própria, mas vive debaixo de uma ponte; imagina-se num carrão do último tipo, mas bate sola de sapato pelas estradas da vida. Que pensa disso?

- É que são poucos os que conhecem as leis que regem a vida humana. Um ato é sonhar sem acreditar na realização e outro é sonhar, acreditando que todo sonho pode e deve tornar-se realidade. Essa é a diferença que faz a diferença. Uns usam a palavra apenas para expressar a realidade e outros a usam para criar a realidade. A sabedoria está em saber que o mundo exterior nada mais é do que a materialização do mundo interior. Portanto, é necessário que se crie antes na mente aquilo que se deseja realizado. Isto faz o otimista. O legítimo otimismo é o caminho dos sábios.


A Felicidade ouviu tudo atentamente e deu razão ao Otimismo:

- Concordo com você. Assim como a felicidade nasce na mente e se expressa na vida, da mesma forma o otimista cria na mente o que espera realizar-se na sua vida.

- Agora, retornou o Otimismo, quero fazer-lhe a observação que mais frequentemente se ouve por aí a respeito de você. Falam que a felicidade não existe. Há filósofos, poetas, escritores, e até teólogos, que sustentam que a felicidade não existe. Entendem que a vida é cheia de sofrimentos, de carências, de privações, de desgraças, de desenganos e isso é incompatível com a felicidade, já que não pode haver um infeliz feliz.

Ambos riram.

E o Otimismo saiu-se com esta:

- Faz-me lembrar do caso do Dr. Lamentácio Davi da Marga, da cidade de Urucubaca, que se exclamava desolado: "Ai meu Deus, não devo ser infeliz e não consigo ser feliz!".

- O fato é que muitos procuram a felicidade nos fatores externos a si, como a casa, o dinheiro, o carro, a compreensão dos outros, a bondade alheia, a pessoa bonita, assim por diante. Tendo em vista que é difícil ter domínio sobre o mundo exterior, frustram-se a toda hora. Felicidade, porém, é estado mental. Como somente a própria pessoa tem acesso à sua mente, a felicidade depende única e exclusivamente de si mesma. Basta criar na mente o estado de felicidade e o subconsciente reagirá de acordo. Este é o caminho simples e fácil da felicidade do ser humano. Indiscutivelmente, cada um é o que é na sua mente.

Logo, mente feliz, vida feliz. Mente alegre, ambientes felizes com qualidade de vida, Simples?!

- Ainda que mal comparando, acrescentou o Otimismo, é como aqueles que olham para o céu em dia de chuva e concluem que o sol não existe.

- Assim como há aqueles que se dizem otimistas e se queixam de que nada dá certo para eles.

- Eu sei, concordou o Otimismo. São como os valentões que blasonam por aí: "Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem!"

Batendo no ombro da Felicidade, continuou o Otimismo:


- Otimismo não é questão de sorte, como pensam certas pessoas. Trata-se do cumprimento da Lei pela qual todo pensamento acreditado se torna realidade física.
A Felicidade aproveitou a deixa:


- O mesmo ocorre com a felicidade. Também é o cumprimento da Lei pela qual todo pensamento de felicidade, desde o unívoco, produz a felicidade.


- É por esse motivo que toda pessoa feliz é otimista; sentenciou o Otimismo.
- E é por isso que todo otimista é feliz; completou a Felicidade.

Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Seu nome:
 
Seu e-mail:
 
Mensagem:


 


 
Juliana Fontes
O trabalho de Coaching de aprendizagem...
......................................
Paulo Berti
Sempre tive dificuldade com o aprendizado...
......................................
Dayse Machado
Lembro-me de certa vez que afirmei...
 
 
 
 

Inicial | Equipe | Educação Corporativa | PNL | Coaching | Artigos | Programação | Fale Conosco | Gestão | Outplacement | Testes | Depoimentos | Currículos | Cursos e Palestras | Clientes | Mensagens | Adicione esta Página aos Favoritos

 

Copyright © 2006 Conexão RH Brasil - by projeto webdesign