Princípios Éticos do Coaching

Integridade, Respeito, Dignidade, Confiança, Confidencialidade e Dedicação Competente, Comprometimento com as Metas e Bem-Estar do CLIENTE .

A Filosofia de Coaching da International Coaching Federation

A Federação Intenacional de Coaches (International Coach Federation – ICF) reforça e apóia a forma de coaching que honra o cliente como especialista em sua vida pessoal e profissional e acredita que todos os clientes são criativos, capazes de lidar com situações difíceis e completos em si mesmos. Com base nestes fundamentos, a responsabilidade do coach consiste em:

  1. Descobrir, esclarecer e alinhar-se ao que o cliente deseja atingir.
  2. Encorajar o auto-conhecimento e as descobertas do cliente sobre si mesmo e suas capacidades.
  3. Extrair as estratégias e soluções desenvolvidas pelo próprio cliente.
  4. Manter a responsabilidade do cliente pelo processo e acompanhá-lo com seriedade.

Definição de Coaching da Federação Internacional de Coaches

O Coaching Profissional é um relacionamento continuado de alto nível que auxilia as pessoas a produzirem resultados extraordinários em suas vidas, carreiras, negócios ou organizações. Através dele os clientes aprofundam seus conhecimentos, aumentam sua performance e aprimoram sua qualidade de vida. A cada reunião o cliente escolhe o foco da conversa, enquanto o coach escuta e contribui com observações e perguntas.

Esta interação cria clareza e impele o cliente a agir.

O Coaching acelera o progresso do cliente ao propiciar foco mais relevante e consciência na escolha.

O Coaching concentra-se em onde os clientes estão agora e no que desejam fazer para chegarem aonde desejam estar no futuro.

Os Coaches membros e credenciados da Federação Internacional reconhecem que os resultados são pautados pelas intenções do cliente, suas escolhas e ações apoiadas pelos esforços do Coach e pela aplicação do processo de coaching.

 

Padões éticos de conduta do ICF



Conduta profissional livremente aceita.

Como Coach:

  • Irei me conduzir de modo a refletir positivamente a profissão de coach e refuto as condutas ou declarações que possam impactar negativamente o entendimento público do Coaching como profissão. 

  • Não farei sabidamente nenhuma declaração pública falsa ou que possa levar a interpretações incorretas ou induzir ao erro sobre a profissão de Coach.

  • Respeitarei diferentes formas de coaching. Honrarei os esforços e contribuições de outros e não os representarei inadequadamente ou me apropriarei de seus trabalhos como sendo meus.

  • Estarei consciente de qualquer questão que possa potencialmente levar à má utilização de minha influência, reconhecendo a natureza do coaching e a forma como pode afetar a vida de outras pessoas. 

  • Em todos os momentos esforçarei-me para reconhecer questões pessoais que possam prejudicar, conflitar ou interferir no meu desempenho no Coaching ou nas relações profissionais. Sempre que fatos ou circunstâncias necessitarem, procurarei prontamente assistência profissional e determinarei ações inclusive suspendendo o processo ou finalizando minha relação de coaching. 

  • Como instrutor ou supervisor de Coaches atuais e futuros, conduzirei meus trabalhos em acordo com o Código de ética da Federação em todas as situações de treinamento e supervisão. 

  • Conduzirei e reportarei as pesquisas com competência, honestidade e dentro de padrões cientificamente reconhecidos. Minhas pesquisas serão conduzidas com as necessárias aprovações e consentimento daqueles envolvidos e com as devidas proteções dos participantes de qualquer risco. Todas as pesquisas serão feitas em acordo com as leis dos países em que forem conduzidas. 

  • Precisamente criarei e manterei os arquivos dos trabalhos realizados relacionados às práticas de coaching de forma confidencial e em acordo com todas as leis aplicáveis. 

  • Usarei as informações de contato da Federação (endereços eletrônicos, telefones, etc.) somente da forma autorizada e expressa pela Federação.



Conduta profissional com Clientes

  • Serei responsável pelo estabelecimento de limites claros, apropriados e culturalmente sensíveis que governarão qualquer contato que eu possa ter com meu cliente. 

  • Não me envolverei sexualmente com nenhum de meus clientes. 

  • Construirei acordos claros com meus clientes e honrarei a todos construidos no contexto do relacionamento de coaching profissional.

  • Assegurarei que antes da reunião inicial meu cliente entenda a natureza do coaching, os compromissos de confidencialidade, os acordos financeiros e outros termos do contrato de coaching. 

  • Identificarei precisamente minhas qualificações, expertise e experiência como coach. 

  • Não farei nenhuma afirmação falsa ou que possa levar meu cliente a má interpretação do que receberá do processo de coaching ou de mim como seu coach. 

  • Não darei a meus clientes ou potenciais clientes informações sabidamente ou que acredite serem enganosas. 

  • Não explorarei sabidamente qualquer aspecto do meu relacionamento de coach-cliente para meu benefício ou vantagem pessoal, profissional ou monetária. 

  • Respeitarei o direito do cliente de terminar o coaching a qualquer tempo durante o processo. Estarei alerta a qualquer indicação de que o cliente não está mais se beneficiando de nossa relação de coaching. 

  • Se acreditar que o cliente seria melhor atendido por outro coach ou por outro meio, irei encorajar o cliente a fazer a troca. 

  • Irei sugerir aos meus clientes a procura por serviços de outros profissionais quando julgar apropriado ou necessário. 

  • Tomarei as medidas necessárias para notificar as autoridades apropriadas na eventualidade do cliente revelar a intenção de colocar-se em perigo ou a outras pessoas. 



Confidencialidade e Privacidade

  • Respeitarei a confidencialidade das informações de meus clientes, exceto quando autorizado por eles ou requerido por lei. 

  • Obterei um acordo de meus clientes antes de revelar seus nomes como clientes de referência ou qualquer outra informação que possa identificá-lo. 

  • Obterei um acordo da pessoa sob coaching antes de revelar informações a outra que por ventura estiver pagando o processo. 



Conflitos de Interesse

  • Procurarei evitar conflitos entre meus interesses e os de meus clientes.

  • Sempre que um conflito real ou potencial de interesses surgir, o revelarei abertamente e discutirei com o cliente de forma a solucioná-lo do melhor modo que servir ao cliente. 

  • Revelarei ao meu cliente qualquer compensação antecipada de terceiros que tenha recebido por referências do cliente. 

  • Somente trocarei o pagamento monetário por serviços, produtos ou outra remuneração que não monetária quando não impactar o relacionamento de coaching.



A Promessa Ética da ICF 

Como coach profissional, reconheço e concordo em honrar minhas obrigações éticas para com meus clientes de coaching, colegas e público em geral. Prometo atender ao código de ética e tratar as pessoas com dignidade como independentes e seres humanos iguais e servir de modelo para esses padrões para aqueles que comigo realizarem o coaching.

 

Coaching Executivo: Definições e Distinções

Coaching Executivo - Definição

"Coaching Executivo" é o processo de instrumentalizar pessoas e equipes com as capacidades, sabedoria e oportunidades de que elas precisam para serem criativamente produtivas e eficazes no compromisso consigo mesmas, com suas empresas e com seu trabalho. Coaching envolve uma parceria de colaboração entre o coach e a pessoa da organização que esteja aberta e pronta para se engajar num trabalho profundo, pessoal para desenvolver seu completo potencial para a realização dos resultados pessoais, organizacionais e de negócios . O termo "coaching executivo" contempla a inclusão de qualquer organização que esteja legalmente constituída ou licenciada, que tenha um negócio ou uma missão de servir e que tenha múltiplos níveis da complexidade organizacional. Tais organizações incluem, mas não estão limitadas a: empresas com fins lucrativos, organizações sem fins lucrativos, organizações de serviço de saúde, sistemas educacionais e órgãos governamentais. O termo "coaching executivo" não contempla pequenos negócios (menos de 30 empregados) ou negócios que estão iniciando suas atividades, que geralmente não possuem os níveis de complexidade característicos de organizações maiores.

 Coaching Executivo – Considerações Gerais

1.O escopo do coaching executivo inclui o alinhamento das metas pessoais e profissionais das pessoas que estão no processo de coaching com as metas organizacionais, objetivos importantes e resultados desejados.

2. Há um acordo por escrito delineando o objetivo, duração e honorários (quando aplicável) para os serviços de coaching a serem fornecidos.

3. É possível que a(s) pessoa(s) a ser(em) treinada(s) não tenham completo controle sobre a duração e renovação do contrato de coaching porque a decisão de contratação pode estar nas mãos de outra pessoa na organização.

4. As intervenções do coach podem incluir indivíduos e/ou equipes além da pessoa que está sendo treinada. (por exemplo: superior na hierarquia, colaborador, cliente).

5. Um contrato explícito de confidencialidade, com relação ao que poderá ou não ser compartilhado com outros representantes da organização (RH, superior na hierarquia, contratante do serviço) deve ser acordado com todas as partes envolvidas antes do início do coaching.

6.O contato inicial com o coach pode não ter sido feito pela pessoa a ser treinada; assim, deve ser criada uma oportunidade para que um relacionamento seja estabelecido e a pessoa a ser treinada deve estar aberta e pronta para participar do coaching antes que o coach possa prosseguir.

7.O estabelecimento de uma relação de confiança entre o coach e a pessoa a ser treinada pode ser um processo mais longo no ambiente organizacional devido ao envolvimento da organização no início do processo e devido as preocupações sobre sigilo, por parte da pessoa que estará sendo treinada.

8.Coaching pode envolver a obtenção de feedback de componentes chave da equipe da(s) pessoa(s) a ser(em) treinada(s).

9.O acordo de confidencialidade somente pode ser quebrado/modificado com a expressa autorização da pessoa que está sendo treinada, a menos que o coach, em seu melhor julgamento, torne-se consciente de comportamento ilegal e/ou potencialmente prejudicial da parte da pessoa que está sendo treinada.

 

 

Distinções Importantes Entre:

Coaching Executivo e Coaching de desenvolvimento pessoal (life coaching)

1. O coaching de desenvolvimento pessoal diz respeito somente às metas, valores e prioridades da pessoa que está sendo treinada. Enquanto, no coaching executivo, a ênfase é no aperfeiçoamento de desempenho, eficácia de liderança, e desenvolvimento profissional da pessoa que devem estar alinhados com as metas, valores e prioridades da organização.

2. No coaching de desenvolvimento pessoal, o cliente que está sendo treinado tem completo controle tanto na escolha do coach quanto na determinação da duração do processo de coaching. No Coaching executivo, o contato inicial pode não ter sido feito pela pessoa a ser treinada, portanto, a adesão e o compromisso pessoal de estar aberto a ser treinado, assim como um acordo para trabalhar com o coach escolhido (se a seleção foi feita fora do controle do indivíduo) são exigidos antes do início do processo.

3. A construção de uma relação de confiança entre o coach e a pessoa a ser treinada pode ser um processo mais longo no ambiente corporativo do que no coaching individual. Isto se deve à dinâmica cultural da organização, questões relativas a confidencialidade, e/ou processo utilizado para a tomada de decisão sobre início do coaching e a seleção do coach.

4. No coaching de desenvolvimento pessoal, devido ao coach e ao cliente serem as únicas partes envolvidas, a confidencialidade é clara. No coaching executivo devido à existência de outras partes envolvidas, a confidencialidade deve ser definida explicitamente. Portanto, qual, quando e com quem a informação será compartilhada, precisa ser estabelecido e acordado entre o coach, a pessoa que está sendo treinada e quem toma a decisão (ou comprador dos serviços de coaching), antes de iniciar o processo.

 Situações em que o coaching pode ocorrer nas organizações


O coaching pode ocorrer em quaisquer situações onde há oportunidades de: aperfeiçoamento de desempenho, aumento de eficácia de liderança ou desenvolvimento profissional , sempre que for possível esperar um impacto positivo no indivíduo assim como na organização e nos resultados desejados.

Situações típicas incluem: preparar para a promoção, superar revés na carreira, lidar com processo de feedback de 360 graus, lidar com mudanças organizacionais, aperfeiçoar formas de relacionamento interpessoais, melhorar e desenvolver outras competências ou habilidades de liderança organizacional e pessoal.

 Distinção entre coaching e as demais intervenções organizacionais


Coaching não é igual a nenhuma outra intervenção organizacional, nem é um substituto a ações empresariais como: Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, Aperfeiçoamento de Qualidade e os processos de Recursos Humanos (por exemplo, treinamento, desenvolvimento da carreira, formação de equipe, entre outros). O trabalho de coaching engloba a aplicação de metodologias interdependentes projetadas para alcançar uma excelência duradoura. Coaching acrescenta outra dimensão às intervenções acima mencionadas trabalhando diretamente com o ser humano. O coaching dá apoio aos novos sistemas e ao processo de mudança pessoal profunda e sustentada. Coaching é o processo subjacente à implantação das estruturas bem sucedidas de gerenciamento. A Harvard Business Review declara: "A meta do coaching é a meta do bom gerenciamento - conseguir o melhor proveito dos valiosos recursos da organização"