Padrões e Principios Éticos da ICC

Este código estabelece os amplos princípios que são a base da ICC. Princípios são um código de conduta que serve de referência para um comportamento baseado em valores. 
Os princípios procedem da lei comum, ou seja, eles não determinam o que o coach deve fazer, mas são uma referência, através da qual o coach pode se mover livremente. 
Para se tornar membro da ICC, a aceitação deste código é um pré-requisito para todos os coaches. Este código estará sempre de acordo com as leis do país onde o coach trabalhar.

 

Padrões e Éticas

Como somos interdependentes, uma mesma ação sempre tem duas conseqüências: uma para você mesmo e outra para os demais. Qualquer ação por você praticada, muda você mesmo e o mundo.

A ética é um conjunto de princípios de ação que você aplica a você mesmo, não advém de uma imposição externa; a recompensa ou sanção da ética está na própria ação.

Os padrões abrangem os princípios de ação que se aplicam aos outros, são o resultado evidente das suas ações que afetam os outros. Alguns princípios éticos também tem uma repercussão nos padrões, de maneira que se você não agir de acordo com a ética, você prejudicará os outros e seus interesses, e isso será evidente.

A ética e os padrões são construídos nas pressuposições do coaching, portanto os Coaches devem ser fiéis a eles.

  • O fracasso não existe, só existe resposta. O fracasso é um julgamento de resultados a curto prazo, o cliente nunca fracassa. 

  • Se você quer entender, aja. Ação é a resposta, só aprendemos fazendo. 

  • Já temos todos os recursos de que precisamos, se não podemos criá-los. 
    Clientes sem recursos não existem, o que existe são estados de ânimo sem recursos. A sabedoria mais profunda do cliente está esperando para ser descoberta. 

  • Todo comportamento tem motivo. As ações não são simplesmente aleatórias; os clientes estão sempre tentando obter alguma coisa, embora não saibam exatamente o quê. 

  • Ter alguma opção é melhor do  que não ter nenhuma. Quando se oferece uma alternativa melhor ao cliente, de acordo com seus valores e crenças, ele a escolherá. 

  • Você está fazendo o melhor que pode ... e provavelmente pode melhorar ainda mais. 

  • Você cria a sua própria realidade. O cliente funciona como se seus mapas mentais fossem reais. Os mapas mentais que cria podem limitar o seu potencial muito mais do que qualquer obstáculo do mundo real. 

  • O Coaching é uma parceria equilibrada, sinérgica.Se você acha que um mais um é apenas igual a dois, é porque se esqueceu da força da palavra "mais". 

  • O cliente tem as respostas. O coach, as perguntas. 

As seguintes diretrizes estabelecem os princípios éticos e os padrões; condensam um conjunto de valores e seu conseguinte comportamento numa série de princípios. Estes valores foram demonstrados para beneficiar todos aqueles que pertencem ou não à comunidade. A Comunidade aceita estes princípios e as suas conseqüentes restrições por meio de consenso, sem o qual seria impossível mantê-los. 
Esperamos que todos os coaches da ICC procedam eticamente e defendam os seguintes padrões no seu trabalho.

 

Princípios Éticos

 1. Confiança

A confiança é um fator essencial em qualquer relacionamento de coaching. O cliente tem de confiar no coach para que o coaching realmente funcione ao máximo. A confiança se constrói com o tempo; o coach deve monstrar-se para merecer a confiança. Para merecer a confiança, o coach precisa mostrar-se competente e íntegro.

 

Competência

  • O coach demonstra o máximo da sua capacidade com todos os clientes.

  • O coach demonstra as competências (ver abaixo)

  • O coach se esforça para estar atualizado sobre os progressos da metodologia do coaching.
  • O coach está consciente do seu nível de conhecimento e sempre trabalha para melhorar suas habilidades. 

  • O coach está consciente de seus problemas pessoais e se assegura de não afetar negativamente a relação profissional de coaching com seus clientes. Se necessário deve obter ajuda profissional desde o princípio, de outro coach ou de um profissional adequado. Se estes problemas afetarem o relacionamento com os clientes, eles vão querer diminuir ou até terminar as sessões de coaching. 

Integridade

  • O coach deve agir com coerência, honrar seus acordos e manter suas promessas.

  • O coach manterá o material do cliente como confidencial, exceto nos casos em que o cliente autorizar ou quando disposto em lei. 

2. Respeito pelo cliente

  • O coach tratará seus clientes com dignidade e integridade. 

  • O coach nunca se aproveita do cliente pessoal, sexual ou financeiramente.

  • O coach deve pedir permissão para o cliente antes de usar o seu nome, ou sua opinião como referência. 

  • O coach não vai procurar impor suas próprias crenças, valores ou opiniões ao cliente. 

3. Honestidade

  • O coach estará consciente do seu nível de conhecimento e qualificações e vai divulgá-las, negociá-las e apresentá-las de maneira honesta.

  • O coach só vai aceitar um cliente quando perceber que as necessidades deste e as suas habilidades