Compreendendo a Liderança

Liderança é a capacidade de influenciar outras pessoas para trabalharem com entusiasmo com o intuito de alcançar objetivos identificados para o bem comum.

Para entender o significado de liderança, precisamos analisar a diferença entre autoridade e poder.

Segundo Max Weber, em A The Theory of Social and Economic Organization (apud Hunter 2004), “Poder é: A faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer.

Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

O líder pode utilizar a relação de poder para obrigar os empregados a cumprirem todas as tarefas.

“Imprima estes relatórios, envie os e-mails, ou você será despedido”

A questão é por quanto tempo o líder vai conseguir manter essa relação assimétrica. Se ele comanda uma equipe de três pessoas, é até fácil manter esse tipo de relacionamento. Com uma equipe de trinta, as coisas tornam-se bem mais difíceis.

Os colaboradores poderão continuar na empresa por pura necessidade de manter o emprego, mas tão logo consigam algo melhor, desfalcarão a equipe.

Além disso, o mais importante esse líder jamais conseguirá dos seus liderados: lealdade.

O sucesso de qualquer empreendimento depende muito da lealdade das pessoas envolvidas na sua realização.

Nas décadas de 1940 4 1950, a liderança era compreendida como inata, o sujeito já nascia com a habilidade de liderar, ou jamais seria líder. (Ferreira Amorim et al 2005). A liderança era estudada como um reflexo de alguns traços característicos da personalidade que potencializavam o desempenho do líder. Dentre esses traços destacam-se:

•  Sociabilidade;

•  Autoconfiança;

•  Ascendência;

•  Domínio;

•  Participação nas trocas sociais

•  Fluência verbal

•  Equilíbrio emocional

•  Controle

•  Busca de responsabilidade, etc

Ainda segundo (Ferreira Amorim et al 2005), a partir da década de 1950/1960 o que o líder faz para conseguir a colaboração dos liderados passou a ganhar maior significado do que os traços da sua personalidade. “Assim, passou-se a acreditar que uma pessoa poderia ser treinada para desempenhar o comportamento de liderança.”

•  Qualidades essenciais do líder

(James Hunter 2004) destaca as seguintes qualidades do líder

Honestidade

Bom exemplo

Cuidado

Compromisso

Bom ouvinte

Conquista a confiança das pessoas

Trata as pessoas com respeito

Encoraja as pessoas

Atitude positiva e entusiástica

Gosta das pessoas

Minha própria experiência, ministrando treinamentos de liderança contribuiu para a seguinte lista das qualidades do líder:

Integridade, honestidade, confiabilidade, transparência

Bom exemplo

Compromisso, comprometimento

Capacidade de escutar

Capacidade de dar e receber feedback

Facilidade de conquistar a confiança,respeito e admiração das pessoas

Atitude positiva e entusiástica

Extremo cuidado e zelo pelos seus liderados

Foco nos objetivos

Gostar de pessoas

Coragem de assumir riscos calculados

Pró- atividade, e iniciativa

Resiliência e flexibilidade

Superação das adversidades

Essas são qualidades que todos nós possuímos, umas em maior grau do que outras. São traços que desenvolvemos cedo em nossas vidas e tornam-se comportamentos habituais. Alguns de nossos hábitos, nossos traços característicos, continuam a evoluir e amadurecer em altos níveis, enquanto outros mudam pouco a partir da adolescência. (Hunter 2004) afirma que o desafio do líder é escolher as qualidades que precisam ser trabalhadas e trabalhar para desenvolvê-las através do auto desafio. “Desafiar-nos para mudar nossos hábitos, nosso caráter, nossa natureza.

Entretanto, creio ser importante destacar que mais importante do que compreender quais sejam as qualidades do líder é saber o que o líder precisar fazer para conquistar resultados extraordinários e motivar as pessoas a trabalhar com entusiasmo em prol da organização. Ainda segundo (Hunter 2004) “liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas.

(Ferreira Amorim et al 2006) enfatiza que “não apenas o comportamento de uma pessoa é responsável por ela ser, ou vir a ser, um líder.” Diversas outras variáveis irão influenciar nesse processo, pois a liderança é algo que se constrói, ela não nasce pronta!”

Likert 1960, (apud Ferreira Amorim et al 2006), em seus estudos sobre a liderança, definiu dois estilos de chefia: um orientado para a produção e o outro voltado para os empregados.

Blake & Mouton (apud Ferreira Morim 2006), na década de 1970, desenvolveram um programa de treinamento e desenvolvimento para gestores conhecido como Grid Gerencial, que estabelece um modelo ideal de liderança.

(Ferreira Amorim et al 20060 entende que o referido modelo não foi devidamente testado, e não se pode acreditar que existe “um estilo ideal de liderança” que se aplique a qualquer situação. O estilo de liderança a ser utilizado vai depender das variáveis encontradas na situação que requer a atuação do líder.