Enfatize a sua diferença

No mundo competitivo em que vivemos, oferecer produtos de qualidade não representa uma vantagem definitiva. O empresário atento ao mundo globalizado sabe da importância de estar sintonizado com os últimos acontecimentos envolvendo todo o planeta. Sabemos que o ataque às Torres Gêmeas nos Estados unidos provocou uma certa instabilidade no mundo, e houve até pessoas que por conta do medo começaram até a estocar alimentos, temerosos que estavam de uma guerra de proporções devastadoras. Diante do quadro apresentado, oferecer produtos de qualidade, deixa de ser uma vantagem, passando a ser uma obrigação de qualquer empresário sensato, que queira realmente alcançar o sucesso.

Imagine uma olimpíada, ou um campeonato mundial de atletismo. Dois nadadores chegam praticamente juntos. O vencedor bate na borda da piscina frações de segundos na frente do segundo colocado. Digamos que ambos quebrem o recorde até então estabelecido. Porém, só o primeiro levará a medalha de ouro. Daqui a dez anos quando aquele novo recorde for quebrado, só aquele nadador que chegou em primeiro lugar será lembrado. O segundo colocado cairá no esquecimento. O primeiro colocado abocanhará os melhores patrocínios. Será chamado para participar de programas de entrevistas no rádio e televisão. Todo mundo quer apertar a mão do campeão.

Em futebol acontece algo parecido. Quem mora no Rio de Janeiro sabe da maneira cruel como os torcedores do Vasco da Gama são tratados pelos torcedores do Flamengo. Tudo porque o Vasco da Gama tem sido nos últimos anos o time carioca a conquistar o maior número de vice campeonatos. Ser o segundo colocado é muitas vezes pior do que ser o terceiro. Numa disputa de título, o segundo lugar é conquistado com uma derrota, enquanto o terceiro lugar é conquistado com uma vitória. Resultado: o time ou atleta a ficar com o segundo colocado, é vice campeão, mas raramente comemora o feito. É comum o time perdedor da disputa da final do campeonato sair de campo chorando, decepcionado com a derrota. O time que fica em terceiro lugar, ao contrário sai de campo comemorando a conquista do terceiro lugar. Psicologicamente, o que acontece é que o terceiro colocado sabe que foi o melhor de todo um grupo de vinte trinta times que ficaram para trás. O segundo lugar sabe que deixou escapar a chance da vitória. Teve a oportunidade nas mãos mas desperdiçou.

Por isso ser tão importante no mundo competitivo de hoje tirarmos proveito de tudo o que temos de bom a oferecer. A pergunta que fica é: o que eu tenho para oferecer que o meu concorrente não tem? A resposta nem sempre é tão clara assim. Mas se estamos determinados a perseguir o sucesso, ela certamente aparecerá. Na maioria das vezes, o que prende um cliente a determinada empresa não é simplesmente o produto que ele está comprando, nem o preço mais barato que estamos oferecendo, mas o ambiente de amizade estabelecido entre as partes envolvidas. Muitas vezes, pequenas coisas assumem um tamanho muito grande na mente do cliente. Ele pode comprar naquele loja porque gosta do vendedor, do tratamento que recebe, da maneira como os produtos ficam expostos. Sabe aquele copo de água gelada que você ofereceu ao seu cliente num dia de verão? Pois é, isto pode ser o que está prendendo o cliente a sua empresa.

Acentue a sua diferença. Seja inquieto consigo mesmo. Fuja do comodismo. Não acredite que porque você tem um cliente que está plenamente satisfeito com você hoje, ele continuará comprando com você para sempre. Uma cliente minha do ramo de alimentação entrou em colapso financeiro ao perder um único cliente. Era uma firma de engenharia que frequentava o restaurante dela todos os dias, gerando um faturamento mensal de quinze mil reais. De repente, a firma mudou-se para outro bairro, e ela ficou desesperada. Foi exatamente nessa época que ela me contratou para modificar a situação. Acontece que havia outras empresas nas proximidades do estabelecimentos que não frequentavam porque não estavam satisfeitos com pequenas coisas: falta de variedade dos alimentos, a iluminação, a maneira como os garçons se vestiam. Fizemos uma pesquisa nas firmas próximas e descobrimos esse e outros detalhes. Ela fez as mudanças necessárias e logo aumentou as vendas significativamente. Três empresas próximas ao restaurante foram atraídas pela curiosidade.

Não fique deitado eternamente em berço esplendido. Procure oferecer novos produtos e serviços. Esteja atento ao que o concorrentes estão fazendo. Visite o seu concorrente. Seja simpático, com todos. Procure descobrir o que o seu cliente precisa e tome a iniciativa de oferecer o produto ou o serviço certo.

É muito comum as pessoas abrirem um negócio porque estão precisando de dinheiro. Ninguém está a fim de dar dinheiro para ninguém. As pessoas pagam por um produto ou serviço que lhe seja útil. Em vez de perguntar o que você pode fazer para ganhar dinheiro, pergunte o que você tem a oferecer que mais ninguém tem. Se outras pessoas oferecem o seu produto ou serviço, descubra um meio de oferecê-lo de forma diferenciada. Crie um clima favorável. Sorria. Esteja motivado. Não mostre que está precisando de dinheiro. Mostre, o quanto o seu cliente precisa do seu produto ou serviço. O dinheiro é apenas uma consequencia. A bíblia fala que digno é o trabalhador do seu salário. Se você tem o produto ou serviço certo para o cliente certo o sucesso será apenas a sua merecida recompensa.