Por que investir em treinamentos

Diante das turbulências do mercado e incertezas do mundo globalizado, resultando no enxugamento da economia, downsizing, guerras, atentados terroristas, crises políticas diversas não só no nosso país, mas em todo o mundo, muitos gestores e até mesmo CEOS tem se perguntado se vale mesmo a pena investir em treinamentos, considerando principalmente que os empregados nos dias de hoje não têm pela empresa o mesmo nível de lealdade e comprometimento que os saudosistas acreditam ter sido comum no passado.

Nos dias de hoje, o foco de todo CEO de qualquer empresa é alcançar resultados a curto, médio e longo prazos, fazer a empresa crescer, alcançar respeitabilidade e confiança de toda a comunidade nacional e até internacional. Alguns elementos são indispensáveis para alcançar metas tão ambiciosas: (a) planejamento estratégico, baseado em dado confiáveis (forecast), (b) uma visão realista e equilibrada do futuro (foresight), (c) uma declaração de missão e valores confiáveis, (d) fluidez e transparência na comunicação interna e externa, (e) um time bem preparado, formado por profissionais altamente treinados e confiáveis alinhados com os valores e ideais representados na declaração demissão (d) um sentimento interno do CEO de que está no caminho certo baseado no seu preparo, e observação de todo o histórico da empresa e tendências mundiais (insight), entre outras coisas.

Planejamento estratégico significa elaborar metas poderosas, estabelecer os investimentos que serão efetuados, mesmo em face dos cortes de gastos que praticamente toda empresa é obrigada a fazer, para ajustar-se aos cenários macroeconômicos que ditam as regras do jogo nos cenários domésticos e mundiais, traçar um curso a ser percorrido para os próximos cinco anos, e ter uma visão externa um (diagnóstico) da empresa, elaborado por consultores especializados.

Percorrer caminhos tão incertos exige profissionais comprometidos e altamente qualificados. Já se foi o tempo que o empregado ficava anos na mesma empresa, desempenhando a mesma função para se aposentar após 35 anos de trabalho tedioso.

A realidade do mercado corporativo atual exige que cada profissional desenvolva todas as competências necessárias para o desempenho eficaz de suas funções.

A empresa que não implementa a cultura do treinamento constante – “Learning Organizations” –corre graves riscos de perder seus melhores empregados para a concorrência. Além de não ser capaz de atrair e reter novos talentos, a empresa que não implementa a cultura do treinamento constante está condenada a ficar apenas com os empregados que permanecem em seus quadros apenas por pura falta de opção. Como hoje não existe mais lealdade de empregados pelas instituições pelo simples hábito de ser leal, estes só permanecem na empresa enquanto não conseguem uma colocação em outra empresa que lhe ofereça mais satisfação e oportunidade de crescimento pessoal e profissional, o que só se consegue com treinamento contínuo.

Alguns gestores, e mesmo CEOS têm medo de investir no treinamento de seus empregados e esses deixarem a empresa. Ótimo. Você pode optar por não treinar e só manter na empresa profissionais despreparados, cheios de vícios ocupacionais que desenvolvem as mesmas funções, seguindo as mesmas rotinas, cometendo os mesmos erros e pagar um preço muito maior do que aquele gasto investindo em qualificação da mão-de-obra.
Se o único atrativo que a empresa oferece é o salário, na hora que o seu melhor empregado conseguir uma oferta de mais dinheiro, ele deixará a empresa. Além disso, muitas pessoas hoje preferem ganhar menos em uma empresa onde elas têm tranqüilidade, paz de espírito e se sentem valorizadas como profissionais e seres humanos do que permanecer em uma empresa aonde elas não sentem a menor vontade de trabalhar.

O gestor de hoje precisa estar alinhado com uma visão clara do presente e do futuro. Precisa conhecer cada um dos seus colaboradores, suas qualidades e fraquezas para ter sempre a pessoa certa para a tarefa certa. Dever oferecer meio para que os seus melhores empregados alcancem a excelência e oferecer a oportunidade e incentivo de crescimento para os pontos fracos em potencialidades através do desenvolvimento de competências necessárias ao crescimento e harmonia da empresa. Quando a empresa investe em
Treinamento, está investindo nela mesma, no seu próprio presente e futuro.
Pesquisas mostram que sai muito mais caro para a empresa contratar novos empregados, por mais bem treinado que pareça, do que investir no treinamento dos seus atuais empregados. Se a empresa não desenvolveu a cultura das “Learning Organizations” o novo empregado logo se adaptará a cultura da empresa e será mais um a empurrar com a barriga. 
O empregado que é treinado dentro da empresa, que se sente valorizado e reconhecido e alinhado com a visão, missão e valores da empresa, desenvolve o senso de lealdade que é o grande diferencial entre o empregado que comparece todos os dias para cumprir uma rotina e facilmente troca o seu emprego por um salário melhor, e aquele que veste a camisa, que faz o que gosta e gosta do que faz.